sexta-feira , 15 dezembro 2017
news
Você está aqui: Capa » GR Toledo

GR Toledo

Uma trajetória de sucessos e conquistas A Ginástica Rítmica começou em Toledo na década de 90, ligada à Secretaria de Cultura e Esportes, na Casa da Cultura. A partir de então foram surgindo novas escolinhas nos bairros e em 1996, com a entrada da Sadia como patrocinadora oficial, ganhou maior projeção. A equipe recebeu apoio e suporte efetivo para treinamentos, além das condições necessárias para participar de competições nacionais e internacionais. O fruto do trabalho, com investimentos intensivos em treinamento e intercâmbio com profissionais e atletas de outros países, apareceu nas primeiras conquistas e destaques das ginastas, as quais representaram o clube e o Brasil em eventos no país e no exterior. Hoje a equipe tem reconhecimento e projeção nacional e internacional, garantindo pódio em praticamente todas as competições que participa. São destaques no individual e no conjunto, em todas as categorias, e participação de atletas da equipe na seleção brasileira individual e de conjunto. Desde 2009 a técnica da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi, Anita Klemann, acumula o comando técnico da seleção brasileira individual adulto.

Sesi implanta filosofia do Atleta do Futuro

IMG_3714 IMG_3690 GR aquecimento - fotos Eliane C. Torres (13)IMG_7985 GR aquecimento - fotos Eliane C. Torres (5)ginastica_15     Com a entrada do Serviço Social da Indústria (SESI), em 2006, a GR de Toledo passou a ser incorporada a filosofia do projeto Atleta do Futuro. Crianças a partir dos cinco anos de idade recebem as primeiras noções básicas da modalidade, aprendem a importância do esporte para o desenvolvimento físico e mental e cidadania. A proposta do projeto Atleta do Futuro é valorizar não apenas o esporte de rendimento, mas a sua prática para a formação das pessoas e proporcionar mais qualidade de vida. A gestão do projeto Atleta do Futuro é de responsabilidade da professora Nádia Fuchs. O projeto envolve cerca de 1.500 crianças, que recebem as primeiras noções de ginástica rítmica, além de conceitos de cidadania, autoestima, alimentação adequada, fundamentais para a formação de adultos mais conscientes dos seus direitos e obrigações. Das escolinhas são tiradas as atletas que irão formar a equipe de rendimento. Atualmente são cerca de 60 ginastas divididas nas categorias pré-infantil, infantil, juvenil e adulto, que tem engrandecido Toledo com a conquista de títulos nacionais e internacionais. IMG_8038 festival de gr 273festival de gr 261afestival de gr 262???????????????????????????????          

Ginásio do Sesi recebe novos investimentos O ginásio de esportes do Sesi, Centro de Treinamento da equipe de rendimento, foi totalmente reformado em 2010, com investimentos do SESI Estadual e Nacional. Sua estrutura é invejável e comparada a de países de primeiro mundo. O local foi climatizado, dando assim condições excelentes para treinos, tanto no frio quanto no calor. As atletas têm mais conforto para os treinos e reduzem os riscos de lesões. O ginásio, destinado exclusivamente para a GR, também conta com salas equipadas para balé, fisioterapia, refeitório, entre outras, além de uma equipe multidisciplinar com professores de educação física com especialização em GR, fisioterapeuta, psicólogo, professor de balé, nutricionista, entre outros profissionais.
    GR - Fotos Fábio Ulsenheimer (167) GR - Fotos Fábio Ulsenheimer (170) Apresentação gr_sesi_190411_004 No tablado, são três tapetes oficiais com estrutura para amortecimento de impactos, evitando assim riscos de lesões por esforços repetitivos. Com orientação técnica e estrutura de ponta, a equipe tem atraído ginastas de outros clubes nacionais e até do exterior para intercâmbios, em busca da experiência local.   balé - Foto Tiago Menezes (1) balé - Foto Tiago Menezes (3) balé - Foto Tiago Menezes (22) balé - Foto Tiago Menezes (17)aquecimento - Foto Tiago Menezes (3) fisioterapia - Foto Tiago Menezes (3) IMG_4087 IMG_4081IMG_1635 IMG_1636 IMG_1680 IMG_1684 refeitório - foto Tiago Menezes (5)

Atletas participam de Olimpíadas e outras competições internacionais

Graças ao trabalho desenvolvido no município e ao talento de nossas ginastas, Toledo já contou com representação nas Olimpíadas e medalhas em Jogos Pan-Americanos. O esforço concentra-se agora nas próximas Olimpíadas, em 2016, no Rio de Janeiro, e em 2020. A meta é contar com representantes da equipe de Ginástica Rítmica de Toledo integrando as equipes individual e conjunto. Para isso, os parceiros, que incluem a Sadia, a prefeitura de Toledo, o Sesi, a Associação Toledana de GR, com o apoio da Unimed Costa Oeste, estão viabilizando intercâmbios internacionais, entre eles a vinda da técnica búlgara Nadya Aleksandrova, a Toledo. Anita e Nadya Alekssandrova ??????????????????????????????? Pedrinho, Anita e Nadya          Nas Olimpíadas de Pequim, na China, em 2008, Toledo esteve representado pela atleta Nicole Müller na seleção brasileira de conjunto. Ela também esteve nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, onde conquistou três medalhas de ouro. No individual, Ana Paula Scheffer conquistou na mesma competição a medalha de bronze no aparelho arco. Angélica Kvieczynski, caçula entre as atletas da equipe de 2007, fez história em 2011, nos Jogos Pan-Americanos do México. A atleta conquistou quatro medalhas, entre elas a primeira brasileira no individual geral. Foram três medalhas de bronze (individual geral, aparelho arco e aparelho bola) e uma de prata no aparelho maças.

GR Pan Rio_7 (7)nicoleana_pan9 ana_pan8 ana_pan7 angélica (2)GR Pan Rio_7 angélica - arcoAngélica com medalhas Pan de Guadalajara__1GR Pan Rio_7 (6)

 

O talento das atletas, tanto no conjunto quanto no individual, coloca a equipe entre as melhores do Brasil. Há dez anos (desde 2002), o clube ostenta o título de melhor equipe do país. São dez anos sucessivos conquistando o Troféu Eficiência, conferido pela Confederação Brasileira de Ginástica à equipe que mais pontua no ano anterior, na somatória de todas as categorias.
          Equipe garante atletas na seleção brasileira, tanto no individual como no conjunto COnjunto brasileiro  com Mayra Gmach - Tiago Menezes (4) COnjunto brasileiro  com Mayra Gmach - Tiago Menezes (3) COnjunto brasileiro  com Mayra Gmach - Tiago Menezes (1)       IMG_7985 GR Pan Rio_7 GR Pan Rio_7 (7) GR Pan Rio_7 (6)Morgana Gmach - Foto Tiago Menezes (5) IMG_9852 IMG_9374             Prefeitura investe em novo ginásio de esportes centro olimpico_160811_foto Fabio Ulsenheimer_002 O reconhecimento ao esforço das ginastas e da equipe técnica, bem como os resultados obtidos, garantiram novos investimentos pelo poder público como forma de incentivar o desenvolvimento da modalidade. Em 2011 a Ginástica Rítmica ganhou mais um investimento, ampliando a sua estrutura física. Foi inaugurado o Centro Esportivo Arnoldo Bonhenn, com espaço exclusivo para a modalidade de ginástica rítmica e um investimento de R$ 1,7 milhão. Ao todo são 600 metros quadrados de área construída, para atendimento das modalidades de GR, Tênis de Mesa e Artes Marciais, em espaços distintos. Na GR, além de tapetes oficiais para os treinos, tem sala de balé, vestiários, almoxarifado e dependências administrativas. O novo ginásio, no Jardim Santa Maria, integrando o Complexo Esportivo 14 de Dezembro, foi entregue no dia 27 de agosto de 2011.

Parceria que deu certo

equipe Sadia - atletas e profissionais A parceria entre a Sadia, prefeitura de Toledo, o Sesi, a Associação Toledana de GRD e a Unimed Costa Oeste, que entrou como apoiadora oficial do projeto em agosto de 2012, garante resultados efetivos à modalidade. Foram diversas conquistas ao longo do ano, tanto por equipe quanto individualmente, que fazem de Toledo referência nacional e internacional na modalidade de Ginástica Rítmica. Hoje a equipe atrai atletas de outros estados brasileiros e países, que procuram Toledo em busca de aperfeiçoamento. Por conta da estrutura física e de pessoal, o Centro de Treinamento de GR é uma das estruturas esportivas de Toledo credenciada junto ao Comitê Olímpico Brasileiro para receber equipes de outros países interessadas na aclimatação para os Jogos Olímpicos de 2016.   IMG_3714 Rafaela Silva - Foto Tiago Menezes (6) Tuila Frantz - Foto Tiago Menezes (3) Debora Muniz - Foto Tiago Menezes (6)               IMG_4013                   Equipe multidisciplinar dá suporte técnico e de apoio Uma equipe multidisciplinar dá o suporte técnico e de apoio necessário às ginastas para a sua preparação e bom desempenho em quadra. Veja a seguir os seus integrantes. IMG_40981-300x200 (1)

Pedrinho Furlan – Coordenador administrativo da equipe de rendimento da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi Vilma Rohde – Gestora da Associação Toledana de GRD Anita Klemann – Coordenadora técnica equipe de rendimento Equipe técnica rendimento: Adelina Magedanz Dalazem, Gracieli Morais, Solange Martins Paludo, Débora Souza, Daniela Saksers, Vivian Yamamotto, Joenir Antonio Milan Fisioterapeutas: Willian Nogatta, Vivian Nutricionista: Caroline Antoniolli Trevizan Assessora de Imprensa: Eliane Cargnelutti Torres Funcionários de apoio: Darci Oliveira, Juirce de Castilho e Jair dandroski de Souza Auxiliar administrativo: Tiago Sá
   Apoio dos pais à modalidade
Criada em 26 de maio de 1999, a Associação Toledana de Ginástica Rítmica Desportiva (GRD) reúne pais de atletas e incentivadores da modalidade. Ela foi criada para fazer a gestão dos recursos obtidos em patrocínios ou outros tipos de incentivo e para dar um apoio às ginastas na frequência aos treinos e competições oficiais. A entidade tem um papel imprescindível auxiliando na gestão dos recursos, contratação de profissionais especializados, obtenção de bolsas de estudos para atletas, viabilização de projetos de apoio às ginastas, entre outras iniciativas.
No comando da entidade, Euclides Heiss iniciou o trabalho em 1999, presidindo a associação por dois anos. Em seguida, por seis anos, assumiu Mery Blatt Heiss e na sequência, até o início de 2013, Vilson André da Silva. Em fevereiro de 2013, para um mandato de três anos, foi eleito Antônio Carlos Sorrentino como presidente. Em 2012, diante do crescimento do projeto e necessidade de profissionalização na administração dos recursos, a BRF sugeriu a contratação de um profissional especializado para fazer a gestão do projeto, tanto na aplicação dos recursos como na busca de novos parceiros. Para o cargo foi contratada Vilma M.M. Rohde, com especialização em gerenciamento e planejamento estratégico. Veja a seguir a diretoria atual (2013/2015):
Presidente: Antônio Carlos Sorrentino
Vice-presidente: Paulo Vieira
1º Secretário: Tatiana Pedroso
2º Secretário: Carlos Oliveira
1º Tesoureiro: Valdecir Bendo
2º Tesoureiro: Alcedir Falabretti
Diretor de Eventos: José Carlos Dutra da Silva
Vice-diretor de Eventos: Rosali Falabretti
Diretor Técnico: Adelina Magedanz Dalazem
Conselho Fiscal: Rogério Teixeira, Sônia Luiz, Sérgio Gmach (titulares) e Josiane Melo, Vilson André da Silva e Leonildo da Cruz (suplentes)

Os comentários estão fechados.

Subir ao Topo