segunda-feira , 16 setembro 2019
news
Você está aqui: Capa » Notícias » Etapa da Copa Oeste em Toledo reúne atletas de 3 municípios
Etapa da Copa Oeste em Toledo reúne atletas de 3 municípios

Etapa da Copa Oeste em Toledo reúne atletas de 3 municípios

Copa Oeste - foto ELiane C. Torres10Copa Oeste - foto ELiane C. Torres05 Copa Oeste - foto ELiane C. Torres02 Copa Oeste - foto ELiane C. Torres04 Copa Oeste - foto ELiane C. Torres03Ao todo, 59 atletas, representantes das equipes de Toledo, Marechal Cândido Rondon e Cascavel participaram nesta sexta-feira, 31, no ginásio de esportes do Sesi, Centro de Treinamento da equipe de GR de Toledo, da primeira etapa da 14ª Copa Oeste de GR. A competição reuniu atletas iniciantes, categoria B, pré-infantil, infantil, juvenil e adulto nos níveis 1, 2 e 3. A competição, criada pela GR de Toledo e já tradicional na região, visa a preparação das atletas para disputas oficiais como os campeonatos paranaense e brasileiro de ginástica rítmica.

“Quando criamos a Copa Oeste pensamos em oportunizar às atletas uma preparação extra antes de competições oficiais, como os campeonatos Paranaense e Brasileiro. Na próxima semana teremos o Paranaense Adulto e Infantil e na sequência o Campeonato Brasileiro nestas duas categorias. A Copa Oeste vai servir para testar como esta a preparação delas, a tempo de fazer os ajustes necessários para as duas competições oficiais, que são as mais importantes nestas categorias”, destacou a técnica Gracieli Morais da GR de Toledo. “Após a competição, sempre damos um retorno às técnicas de como as atletas estão e o que precisa ser melhorado”, acrescenta Gracieli.Copa Oeste - foto ELiane C. Torres12

Ex-ginasta da equipe de rendimento de Toledo e atualmente atuando como técnica em Marechal Cândido Rondon, a professora Viviane Yamamoto, comentou que estava feliz em poder voltar para a casa que a acolheu por tantos anos, como atleta, e trocar experiências com antigas colegas de quadra e de trabalho. Segundo ela, esta troca de experiências é muito positiva e permite o crescimento do trabalho que desenvolve. Atualmente ela comanda uma equipe de 13 atletas, entre as quais ginastas que irão representar o município nos campeonatos Paranaense e Brasileiro. Segundo ela, o Oeste do Paraná destaca-se na modalidade e precisa continuar esta hegemonia. Para ela, o trabalho de base é importante, para garantir a continuidade deste destaque na modalidade.

Copa Oeste

A gerente da unidade de Toledo do Sesi, Eliane Ritter, o vereador Valmor Lodi e o secretário municipal de Esporte e Lazer, André Alcará, prestigiaram a abertura da Copa Oeste. Ritter agradeceu a confiança dos pais e atletas no trabalho desenvolvido em Toledo, que tem revelado ao longo dos anos grandes talentos na ginástica rítmica, com a participação em Olimpíadas e competições internacionais, como campeonatos Sul-Americanos e Pan-Americanos, além de torneios e copas mundiais. Ela parabenizou a todas pela participação e deu as boas vindas às equipes visitantes.Copa Oeste - foto ELiane C. Torres09

O vereador Valmor Lodi lembrou algumas das conquistas da modalidade, a importância deste esporte para Toledo e a estrutura física e de pessoal que o município oferece para treinamentos. O secretário municipal de Esportes e Lazer, que declarou aberta a competição, ressaltou a sua satisfação em ver um evento como este, onde as atletas têm a oportunidade de mostrar o resultado de períodos intensos de treinos. Ele também destacou o trabalho da técnica Anita Klemann, que nos 29 anos do projeto, completados neste ano, se dedicou intensamente à modalidade, gerando muitos e bons frutos, inclusive com a participação em duas Olimpíadas e medalhistas pan-americanas e sul-americanas.

Copa Oeste - foto ELiane C. Torres08Anita não participou da competição, pois está acompanhando a ginasta Antonella Genuzio Paz, que treina em Toledo desde 2014, e que está representando o seu país de origem, a Bolívia, no Campeonato Sul-Americano.

O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 29 anos de atuação no município, conta com as parceiras do Sesi e prefeitura de Toledo e  com patrocínio de O Boticário, Sanepar e Itaipu Binacional, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.   

 

Público prestigia Copa Oeste em Toledo

Copa Oeste Izaura - foto ELiane C. Torres13Izaura Iaruchewski, mãe da ginasta Yohana Iaruchewski, 10 anos, trocou a folga que teria na sexta-feira à tarde para passar no ginásio de esportes do Sesi. Ela se somou a dezenas de outros pais e apreciadores da modalidade, para ver a filha em quadra. “Ela é um orgulho para nós, a razão de tudo o que a gente faz. Ver ela feliz e se apresentando bem é o que a gente mais quer”, diz ela, que acompanhou de longe outras disputas da filha, entre elas campeonatos paranaense e brasileiro. “Quando é aqui em Toledo fica mais fácil. Não tinha como perder”, acrescentou ela, que se somou a um grande número de pais e apoiadores do esporte, que prestigiaram a competição na sexta-feira à tarde.

Sobre Eliane Cargnelutti Torres

Jorn. Eliane Cargnelutti Torres (DRT/PR 2537), assessora de imprensa da equipe de rendimento da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi, através da empresa Palavra Comunicação e Marketing 045-9826-5052 - elianetorres2@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Subir ao Topo