news
Você está aqui: Capa » Notícias » GR de Toledo participa de intercâmbio no Chile
GR de Toledo participa de intercâmbio no Chile

GR de Toledo participa de intercâmbio no Chile

Solange Chile (1)A professora Solange Martins Paludo, técnica da equipe de rendimento de Ginástica Rítmica de Toledo, retornou nesta semana a Toledo de um curso que ministrou em Santiago, no Chile, e um período de treinamento com a equipe daquela cidade. Solange foi uma das instrutoras do curso de Ginástica Rítmica Ivanova Academy, reunindo atletas e técnicas do Chile. O curso foi realizado de 28 de janeiro a 8 de fevereiro e reuniu em Santiago atletas e técnicas de diversas partes do país. Solange também realizou um trabalho de preparação técnica, manejo de aparelhos e limpeza de coreografias ajustando os últimos detalhes técnicos, visando a preparação da equipe de Santiago para o Campeonato Mundial que será realizado na Rússia. O clube vai participar com o conjunto juvenil.

“Foi um trabalho muito interessante. Uma oportunidade de colocar o nosso trabalho e experiência em prática e também de ver como é abordada a ginástica rítmica em outro país. A gente transmite, mas também recebe muito conhecimento”, destacou ela, que esteve no Chile atendendo convite da técnica Caterina Ivanova, búlgara, atualmente residindo no Chile. A técnica já esteve em Toledo, em outros intercâmbios, visando a troca de experiências e informações entre os dois países.

Para Solange, mais que os conhecimentos técnicos, a cultura e os costumes de cada país contribuem na formação dos atletas de ponta e ela observa que tanto no Brasil como no Chile, ou mesmo em outros países que já esteve, é preciso que o atleta e o técnico tenham objetivos claros do que pretendem. “É possível fazer ginástica só para ser feliz? Sim. É possível, mas este tem que ser o objetivo. É possível ser um atleta de ponta? Sim. É possível.  Neste caso, o foco, a cobrança e os investimentos também têm que ser neste mesmo sentido. Isso precisa ser entendido entre pais, atletas e técnicos para que o trabalho seja mais produtivo e os resultados de fato apareçam”.

Segundo ela, estes intercâmbios sempre são muito positivos, pois além de levar informações para outros países também aprende muito sobre a cultura e técnicas utilizadas em outras partes do mundo e que contribuem para complementar a sua formação e desenvolver um trabalho de qualidade em Toledo. A equipe de GR de Toledo já voltou integralmente aos treinos e prepara-se para as competições que serão realizadas durante o ano. A meta da equipe é participar das principais competições estaduais e nacionais de 2019, além de competições internacionais, através do clube ou representado a seleção brasileira de GR.

O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 28 anos de atuação no município, conta com as parceiras do Sesi e prefeitura de Toledo e  com o co–patrocínio de O Boticário, Sanepar e Itaipu Binacional, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.

Sobre Eliane Cargnelutti Torres

Jorn. Eliane Cargnelutti Torres (DRT/PR 2537), assessora de imprensa da equipe de rendimento da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi, através da empresa Palavra Comunicação e Marketing 045-9826-5052 - elianetorres2@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Subir ao Topo