Continuam abertas as inscrições para os interessados em participar das escolinhas de ginástica rítmica do projeto Atleta do Futuro, uma parceria entre a prefeitura de Toledo, Sesi e Sadia. As atividades são desenvolvidas no período da manhã e tarde, duas vezes por semana, em 14 pontos distribuídos estrategicamente no município de Toledo. “Fizemos parcerias com as escolas municipais e estamos realizando atividades também no Centro Olímpico Arnoldo Bohnen, no Complexo Esportivo 14 de Dezembro, e no Centro de Treinamento de GR, no ginásio do Sesi”, informa a coordenadora do Projeto Atleta do Futuro, Nádia Fuchs. Ao todo foram abertas 1300 vagas para crianças e adolescentes dos 7 aos 17 anos de idade.
As atividades começaram no dia 18 de fevereiro, mas ainda restam algumas vagas no Centro Olímpico, no Jardim Santa Maria, e no Centro de Treinamento, na Vila Operária. Nas escolas, todas as vagas estão preenchidas. As inscrições são gratuitas. Para inscrever-se, pais ou responsáveis deve comparecer ao local, munidos de documento da criança e comprovante de residência. No Centro Olímpico as atividades são de terça e quinta pela manhã e no Centro de Treinamento do Sesi, às terças e quintas pela manhã e às segundas e quartas, à tarde.
“As crianças participam de atividades de recreação . Todas as atividades consideram o lúdico, além melhorar o relacionamento, as atitudes das pessoas”, observa Nádia. Segundo ela, muitos pais temem que nestes locais o trabalho é mais intenso, por concentrar no mesmo local o treinamento da equipe de rendimento da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi, o que é um equívoco. Os treinos são mais puxados para a equipe de rendimento ou para crianças que integram os níveis II e III, uma preparação para a equipe de rendimento.
Ela explica que a proposta do projeto Atleta do Futuro, além de trabalhar conceitos de cidadania, disciplina, responsabilidade, autoestima também prevê o estímulo à prática de atividades físicas, tudo de uma forma prazerosa, divertida, sem desconsiderar a idade da criança e a importância do brincar nesta fase da vida. ”As crianças aprendem, mas de uma forma divertida”, completa.
Nas escolinhas, as crianças recebem as primeiras noções da modalidade esportiva e tem a chance de no futuro, dependendo do desempenho e dedicação, de integrar uma equipe de rendimento. Periodicamente são feitas seletivas para a indicação de meninas com maior potencial e destaque para integrar a equipe de rendimento. Neste caso, elas passam a ter uma dedicação maior e um treinamento mais específico, uma vez que o foco passa a ser a preparação para competições.