quinta-feira , 16 agosto 2018
news
Você está aqui: Capa » Notícias » Alunas/atletas preparam-se para a Universíade
Alunas/atletas preparam-se para a Universíade

Alunas/atletas preparam-se para a Universíade

Morgana Gmach - Foto Tiago Menezes (2)A atleta Morgana Gmach já está em Aracaju, onde treina por um mês, antes de viajar para a Rússia, onde participará, integrando o conjunto brasileiro adulto de ginástica rítmica, da Universíade. A Olimpíada, a segunda maior competição poliesportiva do mundo, reúne atletas universitários de várias partes do mundo. Da ginástica rítmica, três atletas da Sadia/Prefeitura de Toledo estão confirmadas. No individual participam Angélica Kvieczynski e Simone Luiz, convocadas durante o Troféu Brasil, e no conjunto, Morgana Gmach, chamada nesta semana. As três são estudantes de Educação Física da Universidade Paranaense (Unipar).

unipar“Para nós é uma honra tê-las como representantes na Universíade. Sabemos que a participação delas é importante não só como atletas, mas também como futuras profissionais de Educação Física. É uma experiência a mais que elas têm na modalidade que atuam e também pelo contato com outros atletas e países”, observou o coordenador do curso de Educação Física da Unipar, professor Gilberto Carlos Pereira da Silva. Segundo ele, por conta disso, a Universidade dá total apoio liberando frequência, conforme previsto em lei, e isentando as estudantes da cobrança de taxas na realização das provas que não poderão fazer no período. Além disso, complementa, a instituição dá total apoio agilizando a liberação dos documentos necessários para a inscrição da estudante/atleta.

Também na Ginástica Rítmica, com atletas da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi, alunas da Unipar, a instituição esteve representada em 2009. Angélica e Ana Paula Scheffer foram as duas convocadas na época para representar o Brasil na Universíade, realizada naquele ano na Sérvia. As ginastas integram a seleção brasileira na competição, que reúne os maiores talentos nas diferentes modalidades.

IMG_9632

“Equivale a uma Copa do Mundo. As melhores atletas, todas na categoria adulto, estão frequentando uma universidade”, explica Angélica Kivieczynski. Por conta disso, acrescenta, as disputas são de um nível bastante elevado, reunindo ginastas premiadas em olimpíadas e grandes competições internacionais. “Cada competição é uma competição, mas estamos treinando bastante e vamos fazer o nosso melhor”. A atleta participou neste ano de duas competições, depois de quase 9 meses parada, recuperando-se de lesões: a copa do mundo de Pesaro, na Itália, em abril, e mais recentemente do Troféu Brasil e Circuito Caixa, realizados em Toledo. A ginasta foi campeã do Troféu e vice-campeã do Circuito Caixa.

IMG_9524Simone Luiz, que participa da Universíade pela primeira vez, está bastante animada. Segundo ela, o ritmo de treinos está intenso, por conta do calendário de competições. Ela também participou do Troféu, onde ficou em terceiro lugar, e também deverá participar do Campeonato Brasileiro Adulto, principal competição nacional do ano. Para ela, além da experiência, a Universíade deverá servir de preparação para o brasileiro e eventuais disputas internacionais que poderá participar ao longo do ano.

IMG_9331Para Morgana, que viajou na madrugada de quinta-feira, mais que ser chamada para a Universíade, a convocação abre a possibilidade de integrar a seleção brasileira de conjunto e formar o seleto grupo que disputa uma vaga para as Olimpíadas de 2016, no Brasil. Com 18 anos, esta é a sua primeira convocação para a equipe. “Está tendo algumas alterações na equipe e vou fazer de tudo para mostrar o meu potencial e buscar uma vaga na seleção brasileira”, comentou ela, disposta a não deixar passar esta chance. Segundo ela, a responsabilidade do grupo na Rússia será ainda maior diante da conquista da medalha de bronze em Minsk pelo conjunto brasileiro. A coreografia será a mesma, porém com outras atletas, atendendo o regulamento da Universíade, que aceita inscrição somente de universitários.

Sobre Eliane Cargnelutti Torres

Jorn. Eliane Cargnelutti Torres (DRT/PR 2537), assessora de imprensa da equipe de rendimento da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi, através da empresa Palavra Comunicação e Marketing 045-9826-5052 - elianetorres2@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Subir ao Topo