quarta-feira , 21 agosto 2019
news
Você está aqui: Capa » Notícias » Circo Cavalia, no Canadá, contrata ex-ginasta da Sadia
Circo Cavalia, no Canadá, contrata ex-ginasta da Sadia

Circo Cavalia, no Canadá, contrata ex-ginasta da Sadia

monize  (1)A ginasta Monize Gmach, que em agosto deste ano mudou-se para o Canadá, depois de encerrar uma carreira de 19 anos na ginástica rítmica, no clube Sadia, em Toledo, teve nos últimos dias a confirmação da sua contratação pelo circo Cavalia, do Canadá, um dos grandes grupos internacionais, comparado ao porte do Cirque du Soleil. A atleta está treinando intensamente e tem a sua estreia marcada para o começo do próximo ano. A ginasta conquistou uma vaga em uma seleção feita recentemente e vai atuar ao lado do namorado, Lucas Altemeyer de Oliveira, ex-atleta de ginástica artística, que já faz parte do corpo de artistas do circo.

Monize, 24 anos, é a irmã mais velha das também atletas Morgana, 21 anos, que representou o Brasil neste ano nas Olimpíadas do Rio de Janeiro neste ano, e Mayra, 19 anos, que também integrou a seleção brasileira de conjunto. As duas atletas ainda permanecem treinando na equipe Sadia, enquanto a irmã decidiu neste ano deixar a modalidade, mas não se afastar muito do esporte que praticou na maior parte de sua vida.

No circo, a ex-ginasta deverá repetir alguns dos movimentos que praticou por anos, porém em acrobacias aéreas com mastro, lira e tecido. “A GR contribuiu muito para mim, principalmente em relação a flexibilidade e coordenação. Só precisei treinar força. Como são números aéreos, preciso mais força do que usava na GR”, disse a atleta, que está feliz com a possibilidade de começar a viajar com o circo a partir de janeiro, mas que sente as mudanças para um país totalmente estranho das suas origens. “A adaptação não está sendo muito fácil. É uma língua diferente, uma cultura totalmente diferente”, afirmou a atleta, que encontra familiaridade apenas nos exercícios que está praticando.

A turnê a partir do próximo ano vai incluir as cidades de Vancouver, Chicago e Toronto, entre outras da América do Norte. O ritmo é bastante intenso, com oito shows por semana, sendo de terça a sexta um show à noite e dois de cada aos sábados e domingos. A única folga é na segunda-feira, quando os artistas descansam.

Formada em Educação Física, Monize viajou para o Canadá em agosto deste ano, depois de ver a irmã Morgana participando das Olimpíadas no Rio de Janeiro. A sua intenção era tentar uma vaga no circo, mas não pretende se afastar totalmente da ginástica rítmica. Uma das suas metas é também atuar como técnica de GR, aproveitando o seu conhecimento profissional e a vasta experiência como atleta.

Criado em 2003 por Normand Latourelle, sob o nome de Voltigie, o primeiro show do Circo Cavalia foi realizado no Quebec. O desempenho de multimídia em larga escala que a empresa utiliza muitas vezes é comparado ao Cirque Du Soleil. Loutorelle foi um dos seus co-fundadores originais, bem como diretor geral e vice-presidente executivo de 1985 a 1990. O espetáculo, considerado um encontro mágico entre o humano e o cavalo, vem percorrendo vários países desde 2003 e já atingiu mais de 4 milhões de pessoas em toda a América do Norte, Europa e Austrália, com mais de 2.200 apresentações. O segundo e mais novo show, Odysseo, estreou em outubro de 2011, no Quebec.

O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 26 anos de atuação no município, é patrocinado pela Sadia, conta com as parcerias do Sesi, prefeitura de Toledo, o apoio da Unimed e o co–patrocínio de O Boticário, Sanepar e Prati-Donaduzzi, através de recursos  obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.

Sobre Eliane Cargnelutti Torres

Jorn. Eliane Cargnelutti Torres (DRT/PR 2537), assessora de imprensa da equipe de rendimento da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi, através da empresa Palavra Comunicação e Marketing 045-9826-5052 - elianetorres2@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Subir ao Topo