quarta-feira , 17 outubro 2018
news
Você está aqui: Capa » Notícias » Equipe de GR da Argentina treina em Toledo
Equipe de GR da Argentina treina em Toledo

Equipe de GR da Argentina treina em Toledo

equipe argentina treina em toledo - foto Eliane C. Torres5Ginastas do clube municipal de Obera, na Província de Missiones, na Argentina, participam de um intercâmbio com a Sadia nesta semana em Toledo. Ao todo, 15 ginastas argentinas estão participando do treinamento em Toledo, que visa uma troca de experiências entre os dois países, visando melhorar a preparação das atletas para as competições no seu país. As atletas integram as categorias infantil e juvenil, tanto no individual como no conjunto. A equipe chegou a Toledo na segunda-feira, 21, e permanece até sábado,26.

“É a primeira vez que viemos a Toledo e nossa expectativa é muito grande, pelo trabalho, experiência e reconhecimento do que é feito na Sadia, em Toledo. Queremos trabalhar a preparação física, o balé e a limpeza dos movimentos, melhorando e corrigindo as séries das nossas atletas”, comentou a técnica Natália Ottaviano. Segundo ela, o intercâmbio, que ela pretende seja renovado com novas trocas de experiências, será importante não só para as atletas, como também para ela, como profissional, que terá a oportunidade de aprender e ampliar os seus conhecimentos técnicos;

equipe argentina treina em toledo - foto Eliane C. Torres8Ela elogiou a estrutura existente em Toledo, tanto física como profissional, e informou que em Obera a equipe ainda não conta com todo este apoio. Na sua cidade, o município cede apenas um local para os treinos, que não é de uso exclusivo. Como começou em Toledo quando da implantação do projeto, as atletas dividem espaço com outras modalidades e diariamente enrolam e desenrolam o tapete para poder treinar. Depois dos treinos, realizados duas vezes por semana – nos outros dois dias treinam outras modalidades – tem que deixar tudo como estava antes, para que atletas de outras modalidades possam utilizar. Além disso, como o espaço não é exclusivo para a GR, o teto é baixo, o que traz dificuldades quando do arremesso dos aparelhos. “Todos os dias precisamos tirar um ou outro aparelho que foi parar no teto”, conta ela.

A Ginástica Rítmica começou a ser praticada na sua cidade há 12 anos e a equipe busca parceria com outras cidades visando melhorar a sua estrutura e qualificação. A equipe ainda não conta com um patrocinador próprio e com isso a participação e o envolvimento de todos é fundamental. Os pais pagam as despesas com treinamento das atletas, materiais e também custos de viagens e inscrições para as competições.equipe argentina treina em toledo - foto Eliane C. Torres4

A proposta de estreitar relacionamento com a Sadia nasceu no Campeonato Pan-Americano Interclubes, realizado em Rosário. “Para nós fica mais fácil vir a Toledo do que ir a Buenos Aires, por exemplo. São 500 quilômetros de distância a menos”, informa a técnica da equipe argentina. A vinda a Toledo, diz ela, pretende aproveitar a estrutura e o conhecimento da equipe local, que é referência para outros países. “Vamos trabalhar a técnica corporal, o manejo dos aparelhos, o balé e corrigir e melhorar as coreografias, que já estão todas prontas”.

Segundo a técnica, tanto ela como as ginastas estão muito felizes com a oportunidade e aproveitando o máximo. “Estão cansadas, sabem que será uma semana bem puxada, mas muito felizes com a oportunidade de poder treinar ao lado de excelentes ginastas e numa estrutura invejável”, observou. “Somente treinar em um local como este, ao lado de ginastas do nível da Sadia, já é um aprendizado”, acrescentou.

equipe argentina treina em toledo - foto Eliane C. Torres7Conforme a técnica da Sadia, Gracieli Morais, que trabalhará com as atletas durante a semana, o treinamento será bem intenso. O treinamento começou na segunda-feira à tarde e deverá estender-se até sábado pela manhã, com atividades diárias, pela manhã e tarde. Durante a semana toda será trabalhada a técnica corporal, preparação física, manejo dos aparelhos, dança e limpeza das coreografias. Segundo ela, sempre é um prazer receber em Toledo atletas de outros países, o que demonstra que o trabalho feito na Sadia em Toledo, é bem visto no Sul da América e o trabalho serve de referência para outros países, o que é muito gratificante.

O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 28 anos de atuação no município, é patrocinado pela Sadia, conta com as parceiras do Sesi, prefeitura de Toledo e  com o co–patrocínio de O Boticário e Sanepar, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.

Sobre Eliane Cargnelutti Torres

Jorn. Eliane Cargnelutti Torres (DRT/PR 2537), assessora de imprensa da equipe de rendimento da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi, através da empresa Palavra Comunicação e Marketing 045-9826-5052 - elianetorres2@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Subir ao Topo