terça-feira , 25 setembro 2018
news
Você está aqui: Capa » Notícias » Família prepara-se para acompanhar Morgana na Rio 2016
Família prepara-se para acompanhar Morgana na Rio 2016

Família prepara-se para acompanhar Morgana na Rio 2016

pais e mayra com ingressos para a Rio 2016 - foto Eliane C. Torres (1)A atleta da Sadia Morgana Gmach, integrante da seleção brasileira de conjunto, vai contar neste sábado, 21, quando serão realizadas as disputas de conjunto na ginástica rítmica nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, com uma torcida especial. A família da ginasta está se preparando para acompanhar de perto a disputa mais importante da carreira da atleta, que ingressou em março do ano passado na seleção brasileira de conjunto, depois de participar de cinco seletivas. “A Morgana é uma guerreira, nunca desistiu e por isso está onde está hoje”, comenta a mãe Lorieli Gmach. A comitiva, que viaja na quinta-feira à noite para Curitiba, onde segue na madrugada de sexta-feira, 19, para o Rio de Janeiro, será formada pelo pai, Sérgio Gmach, pelas duas irmãs e também ginastas, Monize e Mayra Gmach, e pela avó materna, Ilma Pereira, de 68 anos.

De origem humilde e com as três filhas fazendo ginástica rítmica, os pais tinham que se esforçar bastante para garantir a participação das ginastas nos treinos e competições. O esforço ia desde o deslocamento até o ginásio de esportes, onde as filhas eram levadas diariamente de bicicleta, ou mesmo a dedicação dos pais, de madrugada, bordando os colants para as filhas. Sérgio se revezava com a mãe das meninas para bordar os colants, enfeitados com lantejoulas e pedrarias, os quais somavam até 12 por ano. “Era um para cada série e nós tínhamos três fazendo GR em categorias diferentes”, relatam os dois, que ainda guardam os primeiros colants, entre eles o usado em 2003, na primeira participação da atleta em uma competição nacional, onde conquistou o terceiro lugar, e um dos últimos usados representando o clube, no Troféu Brasil e Circuito Caixa, realizados em Toledo. “Pra ficar pronto era pelo menos uma semana de trabalho intenso, quatro horas por dia”, relata Sérgio, que aprendeu a bordar e dedicava horas de folga e descanso neste trabalho.

pais e mayra com colants - foto Eliane C. Torres“Foi um esforço que valeu a pena. Ver nossa filha na Olimpíada é uma realização muito grande, para nós que tivemos a nossa vida muito ligada a GR, desde que elas eram pequenas”, afirmou. Morgana começou a treinar aos três anos de idade, enquanto Monize, 24 anos, a mais velha, com cinco, assim como a caçula, Mayra, hoje com 20 anos. Para o pai, o coração está batendo muito forte nestes últimos dias e a expectativa é muito grande de ver a filha, torcer por ela. Na preparação, a família também incluiu uma música, escrita pela vó materna, em que destaca o esforço da atleta e o orgulho de ter uma toledana em uma competição tão importante como esta. “É um sonho realizado, chegar ao nível de seleção brasileira em uma Olimpíada, motivo de orgulho para nós que incentivamos este esporte e para todo o país”, completou.

Mayra, que por quatro anos integrou a seleção brasileira de conjunto e que se afastou no último ano para recuperar-se de uma lesão, disse que se espelha na irmã, Morgana, e que pretende batalhar para também ter o seu espaço na seleção brasileira e participar de uma Olimpíada. “Eu sei o quanto ela foi forte, foi guerreira e batalhou para conquistar esta vaga. Espelho-me muito nela. Cada uma que esta lá é porque é merecedora deste espaço e se não estou na equipe neste momento é porque não chegou a minha hora, mas vou buscar o meu espaço para um dia estar lá também”, reforçou a atleta.

Morgana, juntamente com as demais atletas da seleção brasileira, chegpu ao Rio de Janeiro no domingo à tarde. Elas já participaram dos primeiros treinos no local e agora permanecem concentradas para as disputas. A competição de conjunto começa no sábado, 21, às 10h. A segunda rotação de conjuntos será também no sábado,às 12h40min. As finais serão no domingo, a partir das 11h.

O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 26 anos de atuação no município, é patrocinado pela Sadia, conta com as parcerias do Sesi, prefeitura de Toledo, o apoio da Unimed e o co–patrocínio de O Boticário, Sanepar e Prati-Donaduzzi, através de recursos  obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.

Sobre Eliane Cargnelutti Torres

Jorn. Eliane Cargnelutti Torres (DRT/PR 2537), assessora de imprensa da equipe de rendimento da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi, através da empresa Palavra Comunicação e Marketing 045-9826-5052 - elianetorres2@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Subir ao Topo