terça-feira , 25 setembro 2018
news
Você está aqui: Capa » Notícias » De Toledo para o mundo: Morgana Gmach é representante de Toledo nas Olimpíadas
De Toledo para o mundo: Morgana Gmach é representante de Toledo nas Olimpíadas

De Toledo para o mundo: Morgana Gmach é representante de Toledo nas Olimpíadas

Morgana Gmach - foto Eliane C. Torres3As vésperas do início das Olimpíadas, nesta sexta-feira, 5, a ginasta Morgana Gmach, da equipe da Sadia, única atleta representante de Toledo na competição, destacou que a sua participação representa a concretização de um sonho. A atleta faz parte do conjunto brasileiro de Ginástica Rítmica que representará o Brasil na competição no Rio de Janeiro. “Isso representa um sonho, que todo o meu esforço que tive para chegar até aqui tá valendo a pena, que todos os dias de treinos intensos, que meu corpo nem respondia mais, todas as lágrimas de dor, de cansaço, de saudades de casa, de todo suor derramado, estão sendo recompensados da melhor maneira possível”, declarou ela. A atleta participou na quarta-feira, 3, em Aracaju, de um último treino controle e participa com as demais atletas da cerimônia de abertura nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro.

Nesta quarta-feira, a ginasta treinou normalmente depois de uma semana de folga para recuperação de uma lesão na coxa. “Eu voltei bem, estou fazendo um treinamento intensivo de fisioterapia e treinei sem dor”, disse ela, focada nos Jogos Olímpicos, seu único objetivo no momento. “ Eu quero sair de lá, com as duas coreografias muito bem executadas, com o sentimento de dever cumprido, com muita experiência e bagagem pra minha vida toda, para futuramente eu repassar um pouco deste conhecimento para outras crianças, para elas se espelharem em mim, corram atrás de seus sonhos, independente do que for preciso abrir mão pra tornar ele real. Quero trazer orgulho para minha família, amigos e para a nossa cidade. Mostrar o quanto o esporte é importante”.Morgana Gmach - foto Eliane C. Torres5

A ginasta, que será a única representante local como atleta na competição, afirmou que se sente muito honrada em representar o município e a região e a felicidade que sente não cabe em si. Ela ressaltou que a gratidão é imensa, tanto aos pais e familiares, que sempre acreditaram nela, à técnica Anita Klemann, coordenadora do projeto de rendimento da Sadia, “que nunca desistiu de mim, sempre acreditou que eu poderia e me fez seguir firme até o fim, todos os técnicos envolvidos que me deram um puxão de orelha e me incentivaram sempre a querer mais, a todos os patrocinadores, que acreditaram na evolução do nosso esporte, à prefeitura de Toledo, parceiros públicos e da iniciativa privada, a todos que de uma forma ou outra sempre estiveram mesmo de longe, me apoiando”.

Ao mesmo tempo que ela comemora a sua participação nos Jogos, ela afirma que fica triste ao constatar que temos muitos talentos que poderiam estar nos Jogos também, mas muitas vezes, pela falta o apoio e incentivo, as vezes da própria família,  que deixa de ir ver uma apresentação, que não incentiva a criança a continuar treinando, que reclama de ter que levar o filho ou a filha no ginásio, não atinge este objetivo. “A vida de atleta não é fácil, há muita dificuldade sim, e muitos não querem passar por esses obstáculos, querem ter os méritos sem ter que se esforçar. Muitas vezes essa é a pequena diferença entre um atleta profissional e um atleta amador”.

 

Trajetória

Morgana Gmach - foto Eliane C. Torres2Morgana, 21 anos, é a irmã do meio de outras duas atletas também ginastas, a caçula Mayra Gmach, 18 anos,  e a mais velha, Monize Gmach, 24 anos. Filha de Lorieli e Sérgio, Morgana começou a treinar aos 3 anos de idade, em uma das escolinhas do projeto de GR de Toledo, junto com a irmã, Monize, que tinha cinco anos. Destacava-se pela flexibilidade. Sob a orientação da técnica Anita Klemann, integrou a equipe de rendimento da Sadia, participando de competições estaduais e nacionais. Foi bi-campeã brasileira de conjuntos (2008 e 2010) e vice-campeã Sul-Americana de Conjunto pela Sadia (2012), entre outros títulos estaduais e nacionais. Em 2013 participou das Olimpíadas Universitárias, ficando em quinto lugar no individual geral. Desde 2015 integra a seleção brasileira, tendo participado dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, conquistando três medalhas, sendo duas de ouro (conjunto geral e conjunto de fita) e uma de prata (conjunto de arco e maças). Integrou a equipe brasileira que participou do Mundial da Rússia, seletivo para Olimpíadas.

Integra a seleção brasileira de conjunto de GR que vai representar o país nas Olimpíadas de 2016. As disputas serão nos dias 20 e 21, no Rio de Janeiro.

O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 26 anos de atuação no município, é patrocinado pela Sadia, conta com as parceiras do Sesi, prefeitura de Toledo,  apoio da Unimed e  com o co–patrocínio de O Boticário, Sanepar e Prati-Donaduzzi, através de recursos  obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.

Sobre Eliane Cargnelutti Torres

Jorn. Eliane Cargnelutti Torres (DRT/PR 2537), assessora de imprensa da equipe de rendimento da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi, através da empresa Palavra Comunicação e Marketing 045-9826-5052 - elianetorres2@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Subir ao Topo