sexta-feira , 16 novembro 2018
news
Você está aqui: Capa » Notícias » Atleta beneficiária do TOP 2016 é convocada para os Jogos Olímpicos
Atleta beneficiária do TOP 2016 é convocada para os Jogos Olímpicos

Atleta beneficiária do TOP 2016 é convocada para os Jogos Olímpicos

Morgana Gmach - Eliane  C. Torres19A atleta Morgana Gmach, do clube Sadia, uma das beneficiárias do Programa Talento Olímpico Paraná 2016, do Governo do estado do Paraná, está entre as convocadas para a seleção brasileira de Ginástica Rítmica que vai participar dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. A ginasta, que integra a seleção brasileira desde 2015, foi convocada na última sexta-feira, 8, na Rússia, após o último treinamento preparatório à Copa de Kazan, uma das últimas antes da disputa dos Jogos Olímpicos. Das dez atletas que fazem parte do conjunto, somente cinco poderão representar o Brasil no Rio 2016.

Morgana é bolsista do programa estadual desde 2013 e os recursos proporcionados através deste auxílio foram fundamentais para ela participar no ano passado da seletiva que garantiu a sua vaga na seleção brasileira de conjunto. Como não estava na programação oficial do clube, as atletas que participaram tiveram que arcar com as despesas de hospedagem, alimentação e transporte. “Foram recursos importantes que ajudaram a custear estas despesas e também outras da modalidade, como sapatilhas, collants, entre outras”, comentou ela. Além disso, serve de incentivo para o atleta continuar se dedicando exclusivamente ao esporte.

Morgana, Irmã do meio das também ginastas Monize e Mayra Gmach, começou a treinar em Toledo aos 3 anos de idade. Depois de ter participado de várias outras seletivas, foi convocada no ano passado para substituir a atleta Débora Falda, às vésperas dos Jogos Pan-Americanos, em Toronto, no Canadá. A equipe conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata na competição. Morgana também participou do Campeonato Mundial de Sttutgart, no ano passado, assegurando a vaga para a seleção brasileira nos Jogos e desde então ela continuou como titular da seleção brasileira, participando de várias competições internacionais.

A atleta fez parte do projeto de ginástica rítmica, que começou em Toledo há 26 anos com a professora Anita Klemann, funcionária da prefeitura de Toledo e que continua como coordenadora técnica do projeto. O projeto de GR, que já revelou grandes talentos na modalidade de ginástica rítmica, inclusive medalhistas pan-americanas e sul-americanas, começou com uma escolinha na Casa da Cultura. Com o incentivo do município, que permanece até hoje, o projeto foi crescendo, com a abertura de novas turmas e formação de uma equipe de rendimento.

Em 2002, a equipe passou a ter o patrocínio da empresa Sadia, ganhando novos incentivos para o desenvolvimento do esporte, que também resultaram nos primeiros pódios, primeiro regionais, depois estaduais, nacionais e internacionais. O reconhecimento pelo trabalho veio nas conquistas das atletas. Por 12 anos consecutivos, de 2002 a 2014, a Sadia recebeu o Troféu Eficiência, prêmio concedido pela Confederação Brasileira de Ginástica à equipe que mais pontua ao longo do ano na somatória de todas as categorias.

Em 2007, o Sesi entrou como parceiro, através do projeto Atleta do Futuro. Com recursos da entidade, em 2010, o ginásio de esportes, hoje exclusivo para a modalidade, foi totalmente reformado e climatizado. Em 2012 a Unimed Costa Oeste entrou como apoiadora oficial do projeto.Em 2014 foi a vez da Itaipu Binacional, pelo período de um ano. Em 2015, através do da lei de incentivo ao esporte, do governo federal, o projeto ganhou o apoio das empresas O Boticário, Sanepar e Prati-Donaduzzi. Desde a implantação do Top Paranaense, todos os anos as atletas e técnicas da equipe são contempladas com recursos, conforme as categorias e resultados conquistados ao longo do ano. Uma média de 12 pessoas por ano, entre atletas e técnicas, recebem recursos do projeto. “É um incentivo muito importante, tanto para as técnicas como para as atletas, para continuar se dedicando ao esporte”, ressalta Anita.

O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 26 anos de atuação no município, é patrocinado pela Sadia, conta com as parceiras do Sesi, prefeitura de Toledo,  apoio da Unimed e  com o co–patrocínio de O Boticário, Sanepar e Prati-Donaduzzi, através de recursos  obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.

Sobre Eliane Cargnelutti Torres

Jorn. Eliane Cargnelutti Torres (DRT/PR 2537), assessora de imprensa da equipe de rendimento da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi, através da empresa Palavra Comunicação e Marketing 045-9826-5052 - elianetorres2@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Subir ao Topo