A ginasta Morgana Gmach, da Sadia, integrante da seleção brasileira de conjunto, iniciou nesta terça-feira, 15, um período de folga em Toledo depois da participação no Campeonato Mundial de Stuttgart, na Alemanha. A equipe teve o melhor resultado entre os campeonatos mundiais deste ciclo olímpico, ficando em 16º lugar no geral, totalizando 31,941 pontos. – contra os 30,483 no Mundial da Turquia, em 2014, e os 30,383. na Ucrânia, em 2013. Na série de arco e maças, a equipe somou 15,900 pontos, ficando na 16ª colocação e em fitas, 16,041, classificando-se em 12º lugar.
Morgana escolheu passar os próximos 15 dias de folga em Toledo, ao lado do namorado, familiares e amigos, para recarregar as baterias. “Foi um período bastante puxado, de intensos treinos e esta folga é importante para recuperar o corpo e se preparar para o próximo período de competições e as Olimpíadas do Rio de Janeiro, no próximo ano”. A atleta espera estar entre as cinco ginastas que vão participar da competição em 2016. “Somos nove atletas na seleção, mas somente cinco poderão ser inscritas. Nem mesmo a reserva, segundo as novas normas da Federação Internacional de Ginástica. Se alguém se machucar, não teremos como competir”, explicou a atleta.
Por conta disso, a equipe deverá ser definida somente às vésperas da competição. “Vamos redobrar os cuidados com relação ao peso para evitar riscos de lesões, além de manter um esquema de fisioterapia diária e acompanhamento”, destacou a atleta. Morgana sabe bem da importância de estar com todas as condições físicas em dia. Ela foi escalada a última hora para participar do Pan, em Toronto, no Canadá, para substituir a atleta Dayane Amaral, que teve uma lesão no pé e ainda se recupera.
O Mundial da Alemanha marcou a estreia de Morgana nesta competição. A atleta já havia participado de competições internacionais antes, mas este foi o seu primeiro mundial. “Como já tinha participado com a equipe dos Jogos Pan-Americanos e da Copa do Mundo na Bulgária, foi mais tanquilo. Já tinha passado aquele medo da estreia”, disse a atleta, satisfeita com o resultado da equipe. “Tínhamos já a classificação do Brasil para as Olimpíadas por ser o país sede, mas era importante trazer um bom resultado para o Brasil. Fico feliz que conseguimos. A cada competição junto com a mesma equipe nos fortalecemos cada vez mais”, comentou a ginasta.
Morgana retorna aos treinamentos em Aracaju/SE no dia 29 de setembro e tem ainda outros compromissos neste ano. Depois desta folga, a equipe volta aos treinos para o Campeonato Sul-Americano, no começo de outubro, e o Meeting Internacional, em novembro. Em 2016 o ano começa com um calendário de várias competições. A seleção brasileira vai participar de várias copas do mundo, preparatórias aos Jogos Olímpicos de 2016.
O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo é patrocinado pela Sadia, conta com as parceiras do Sesi, prefeitura de Toledo, apoio da Unimed e com o co–patrocínio de O Boticário, Sanepar e Prati-Donaduzzi, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.