segunda-feira , 23 julho 2018
news
Você está aqui: Capa » Notícias » Pedrinho Furlan é homenageado em projeto de esporte e educação
Pedrinho Furlan é homenageado em projeto de esporte e educação

Pedrinho Furlan é homenageado em projeto de esporte e educação

Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 30Foi lançado nesta terça-feira, 4, em evento no Teatro Municipal de Toledo, com a presença de autoridades, familiares, atletas e crianças beneficiadas o projeto Pedrinho Furlan de incentivo ao esporte e à educação. O projeto é uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Esporte e Lazer, com o apoio da Unipar e do Sesi, além das escolas municipais Ivo Welter, Tancredo de Almeida Neves e São Francisco de Assis para a formação de crianças e descoberta de novos talentos nas modalidades de ginástica rítmica, ginástica artística e tênis de mesa. O projeto começou em 2015, na modalidade de ginástica rítmica com a escola Ivo Welter, e foi reforçado em 2017 com a adesão de mais duas escolas e a inclusão das modalidades de ginástica artística e tênis de mesa. Ele envolve crianças de 5 a 9 anos que frequentam estas escolas e que participam do contraturno nestas modalidades esportivas, sendo deslocadas para os locais de treino.

“Fico muito feliz com a lembrança e a indicação do meu nome ao projeto e peço a Deus, prestes a completar 84 anos de idade, que me conceda alguns anos mais para que possa ver os resultados deste trabalho”, destacou o homenageado da noite, Pedrinho Furlan, agradecendo a indicação e fazendo um breve retrospecto da sua participação na ginástica rítmica e também na implantação do primeiro polo de ginástica artística em Toledo. Ele contou que quando uma de suas netas começou a praticar a modalidade, há anos atrás, ele foi procurado pela técnica Anita Klemann para viabilizar um espaço para os treinos das crianças. Na época, recorda ele, foi marcada uma apresentação no ginásio da Sadia, que poderia ser utilizado para treinos, e ele e  a sua esposa acompanharam  solitários uma bela apresentação. Ninguém dos convidados por ele compareceu para prestigiar, tamanho o desconhecimento da modalidade.

Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 34Ele disse que se encantou com o projeto e desde então tem se dedicado a apoiar. Teve participação decisiva no patrocínio da Sadia ao projeto, entre outros parceiros que se somaram ao longo dos anos, assim como a adesão do Sesi, que entra com profissionais e cedeu o ginásio de esportes do Sesi, exclusivo para treinamentos da modalidade. O espaço foi reformado e climatizado, transformando-se em um dos melhores centros de treinamento de GR do país. Hoje a modalidade, que cresceu e se consolidou, com a conquista de inúmeros títulos por suas atletas, incluindo medalhas pan-americanas e sul-americanas, bem como a participação de duas atletas da equipe em Olimpíadas , conta com dois ginásios para treinamento da equipe da Sadia, um do município – Centro Olímpico Arnoldo Bohnen – e outro no ginásio do Sesi.

“Fico muito grato por esta homenagem, concedida ainda em vida. Não fiz tanto quanto gostaria, mas tudo o que podia no ano e no momento que tive oportunidade”, disse ele, destacando a sua filosofia de vida em relação ao esporte: mente sana corpore sano. Para ele, que foi um dos integrantes da equipe que trouxe a Toledo os primeiros resultados nos Jogos Abertos do Paraná, o esporte é fundamental na formação das pessoas, tanto para o desenvolvimento físico como cognitivo e social, contribuindo para a formação de seres humanos melhores, mais responsáveis e disciplinados.

Para o prefeito de Toledo, Lucio de Marchi, a indicação do nome de Pedrinho Furlan ao projeto eterniza o seu nome em Toledo e reconhece a sua contribuição pelo que fez ao município e também pelo que representa à cidade, ao Paraná e ao Brasil. Às crianças, o prefeito de Toledo disse que elas têm duas escolhas: seguir o caminho do bem ou ir para o caminho do mal. Ao optar pelo esporte estão escolhendo o caminho do bem. Ele agradeceu aos pais pela confiança e enalteceu a estrutura do município, tanto física como humana, na área de esportes, contribuindo assim para a formação de crianças e adolescentes mais conscientes e responsáveis, além de lapidar atletas de excelência, que muito bem representam o nosso município em competições estaduais, nacionais e até internacionais, projetando o nome de Toledo no esporte.Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 52

O vice-prefeito João Batista Tita Furlan, filho do empresário, fez questão de ressaltar que não teve participação na indicação do nome do pai ao projeto, mas que a solicitação veio dos pais, dos secretários e demais profissionais envolvidos, o que muito o alegrou. Ele destacou o exemplo de vida do pai, que sempre os incentivou a praticar esportes, como forma de lapidar a vida e o caráter da pessoa, e sua dedicação, especialmente à modalidade de ginástica rítmica, a partir do convite da técnica Anita Klemann.

A secretária municipal de Educação, Janice Salvador, enalteceu o envolvimento de diversos profissionais e parceiros e ressaltou a participação do empresário em questões da comunidade. “A indicação do nome de Pedrinho Furlan não foi por acaso. Ele uma pessoa profundamente ligada à história de Toledo, um cidadão de família, uma pessoa que teve todo um envolvimento com a comunidade e o esporte. Em tempos de descrédito como o que viemos hoje, é importante reconhecer pessoas como estas e que certamente servem de inspiração para as nossas crianças”, disse ela, lembrando que quando criança, mesmo não conhecendo pessoalmente o empresário, já ouvia falar dele na época da antiga Vila Brasil e escolas Walter e Atílio Fontana, bairro onde morou e escolas onde estudou.

Para o secretário de Esportes e Lazer, Emerson Jerônimo, a implementação do projeto Pedrinho Furlan é a realização de um sonho coletivo, envolvendo diversos parceiros, além da participação do poder público e da iniciativa privada. ”Uma semente que está sendo plantada e que deverá gerar muitos frutos positivos”. A promotora da Vara da Família, Criança e do Adolescente, Kátia Krüger, lembrou artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que enfatizam o acesso ao esporte e outros benefícios, que devem ser assegurados pelo poder público e iniciativa privada. Representando a Câmara de Vereadores, a vereadora Olinda Fiorentin parabenizou pelo projeto e disse que a medalha mais importante a ser dada a estas crianças no futuro não é a olímpica, mas aos futuros profissionais que deverão se formar, dando sequência ao trabalho que tiveram acesso, através do projeto.

Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 103Representantes das escolas e dos pais também destacaram a importância do projeto para o desenvolvimento das crianças e o fortalecimento do esporte. Após os pronunciamentos,  integrantes das três modalidades que participam do projeto fizeram demonstrações das atividades que desenvolvem nas modalidades de ginástica rítmica, ginástica artística e tênis de mesa. Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 15 Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 16 Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 17 Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 18 Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 30 Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 45 Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 42 Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 41 Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 40 Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 34 Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 32 Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 46 Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 08 Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 01 Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 05 Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 07 Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 48 Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 49 Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 51 Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 53 Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 54 Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 58 Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 62 Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 61 Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 64 Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 68 Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 70 Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 75 Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 76 Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 77 Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 82 Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 87 Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 88 Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 91 Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 92 Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 94 Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 96 Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 98 Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 102 Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 100 Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 104 Projeto Pedrinho Furlan_Carlos Rodrigues 105

Sobre Eliane Cargnelutti Torres

Jorn. Eliane Cargnelutti Torres (DRT/PR 2537), assessora de imprensa da equipe de rendimento da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi, através da empresa Palavra Comunicação e Marketing 045-9826-5052 - elianetorres2@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Subir ao Topo