sexta-feira , 16 novembro 2018
news
Você está aqui: Capa » Notícias » Comitiva de Cascavel conhece estrutura de GR de Toledo

Comitiva de Cascavel conhece estrutura de GR de Toledo

Uma comitiva de lideranças de Cascavel, entre elas o secretário municipal de Esportes e Lazer, Wanderley Faust, a coordenadora do projeto Atleta do Futuro em Cascavel, Alice Martelli, e o vereador Gugu Bueno (PR), estiveram na quarta-feira, 20, em Toledo. Eles vieram conhecer a estrutura do município na ginástica rítmica, uma vez que Cascavel tem interesse em construir na sua cidade um centro de treinamento exclusivo para a modalidade. “Temos interesse em viabilizar uma estrutura própria para a GR em Cascavel, sem erros. Nada melhor, então, que conhecer o que é feito em Toledo”, disse o secretário, elogiando a estrutura existente no município e o trabalho aqui desenvolvido, considerado referência nacional.

O grupo esteve em Toledo no início da manhã, conheceu as dependências do Centro de Treinamento de GR, no ginásio do Sesi, e o Centro Olímpico Arnoldo Bohhnen,que também abriga a modalidade de ginástica rítmica. Eles foram recebidos pelo coordenador da equipe de rendimento da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi, Pedrinho Furlan, e pela gestora do projeto, Vilma Rodhe, além da gerente da unidade do Sesi, Cássia Schaedller, da coordenadora do projeto Atleta do Futuro, Nádia Fuchs, e do presidente da Associação Toledana de GR,Antônio Carlos Sorrentino. A secretária municipal de Esportes, Marli Gonçalves, também acompanhou a visita e destacou o interesse do município em continuar investindo nas escolinhas. Elas servem de base para as diferentes modalidades esportivas existentes no município. Além da visita, o grupo acompanhou uma apresentação das meninas que integram a equipe adulto, sob o comando da técnica Anita Klemann. Elas mostraram as séries novas, que estão sendo montadas para as competições de 2013. “São todas séries novas, que estamos começando a montar para as competições de 2013”, informou a técnica.

No Centro de Treinamento, a comitiva conheceu a estrutura do ginásio, com três tapetes oficiais, dotados de estrutura de amortecimento de impactos, refeitório, onde as atletas se alimentam sob a orientação de nutricionistas, espaços administrativos, sala de hidromassagem, vestiários, almoxarifado e sala de balé. Eles também conheceram o sistema de climatização do ginásio, único no país nestas condições. O sistema dá mais conforto e segurança às ginastas durante os treinos, minimizando o calor excessivo no verão e reduzindo os riscos de lesões nos dias muito frios. Pela qualidade do espaço, o município está credenciado a receber equipes olímpicas para aclimatação para os Jogos Olímpicos de 2016. No Centro Olímpico, o grupo também observou o sistema de construção, com placas pré-moldadas. O ginásio foi construído pelo município para complementar o atendimento à modalidade, que conta hoje com 45 atletas na equipe de rendimento e cerca de 1.200 crianças praticando a modalidade nas escolinhas, através do projeto Atleta do Futuro.

“Queremos viabilizar uma estrutura para a GR em Cascavel, não tão grandiosa como a de Toledo, mas que dê o suporte necessário às atletas para as suas atividades. A parceria com Toledo neste processo será fundamental, aproveitando a sua experiência”, acrescentou o secretário de Esportes de Cascavel. Segundo ele, com uma estrutura, equipe competente e parcerias como a existente em Toledo, envolvendo o município, o  Sesi e empresas idôneas  é possível transformar e apresentar excelentes resultados. A Sadia é patrocinadora oficial da equipe, que conta ainda com a Unimed Costa Oeste como coo-patrocinadora.

O vereador Gugu Bueno fez questão de acompanhar a visita. “Sempre tive uma vinculação bastante forte com o esporte e acompanho a GR de Toledo há vários anos, através da Secretaria de Esportes do Estado. Considerada referência nacional na modalidade, achei importante acompanhar esta visita, espiar o que está sendo feito em Toledo e copiar para elevarmos ainda mais o esporte no nosso município. Toledo tem uma estrutura de primeiro mundo, parcerias e uma equipe competente e envolvida. Os resultados aparecem como frutos deste trabalho”. Ele destacou que esta aproximação deverá ser fortalecida para que a Ginástica Rítmica cresça cada vez mais em Cascavel e na região. Há uma semana a atleta Maira Yamaguchi, 16 anos, da equipe de Cascavel, treina em Toledo e ex-atletas locais desenvolvem trabalhos no município vizinho, atuando como treinadoras.

Sobre Eliane Cargnelutti Torres

Jorn. Eliane Cargnelutti Torres (DRT/PR 2537), assessora de imprensa da equipe de rendimento da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi, através da empresa Palavra Comunicação e Marketing 045-9826-5052 - elianetorres2@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Subir ao Topo