Estudantes do sexto ano do colégio estadual Ludovica Safraider, de Rio Bonito do Iguaçu (PR), estiveram em Toledo. Acompanhados da professora Andreia Salete Zanin eles vieram conhecer a estrutura e os treinamentos da equipe de Ginástica Rítmica da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi. Eles visitaram o ginásio, conheceram toda a estrutura física e posteriormente acompanharam os treinamentos das atletas.
A visita, explica Andréia, faz parte de um projeto que desenvolve na escola de estímulo à prática da ginástica. “Não temos ginástica rítmica na escola, mas é um trabalho que pretendemos implantar no futuro”, diz a professora, que há um ano, através do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), discute o assunto. Além dos estudos estão sendo feitas visitas técnicas e a estrutura de Toledo foi uma das indicadas para que os estudantes tivessem noção de como é desenvolvido o trabalho com uma equipe de rendimento.
“Toledo conta com uma estrutura maravilhosa”, diz ela, que durante seus estudos também esteve em Curitiba, conhecendo a estrutura disponibilizada pela Federação Paranaense de Ginástica para treinamentos. “Não é qualquer cidade que pode manter uma estrutura como esta. Isso demonstra o compromisso e o interesse da prefeitura e das empresas e entidades parceiras”, acrescentou. Ela agradeceu a acolhida da equipe local e fotografou juntamente com os estudantes, com a técnica Anita Klemann e as meninas que participavam do treinamento no período da tarde. “É uma satisfação tê-los aqui, vindos de tão longe”, disse a técnica, em breve intervalo nos treinamentos.
Para a professora, o contato dos estudantes com esta realidade foi importante para que eles percebam a importância e o esforço de atletas de elite para garantir bons resultados. Embora a escola onde trabalha não tem pretensões tão ambiciosas, o seu projeto pretende despertar o interesse das crianças pela modalidade, incentivando assim a prática do esporte. Conforme o professor de Educação Física, Tiago Zanotto, que acompanhou o grupo, com a realização no Brasil de eventos como o Pan-Americano, em 2007, e as Olimpíadas, em 2016, outras modalidades esportivas, além do futebol, começam a ser mais difundidas e praticadas.