quarta-feira , 21 agosto 2019
news
Você está aqui: Capa » Notícias » Ginastas iniciam participação no Campeonato Brasileiro
Ginastas iniciam participação no Campeonato Brasileiro

Ginastas iniciam participação no Campeonato Brasileiro

equipe infantil - Tuila, Quelita e Geane foto Eliane C. Torres (2)atletas da equipe infantil com Debora Souza - Foto Eliane C. Torres

Geane Costa e Silva, Tuila Frantz, Quélita Antunes, Michele Cardoso e Letícia Zonner Lusa, sob o comando da técnica Vivian Iamamotto, na categoria infantil, e Francesca Paz, Jessyka Barbosa, Quilhen Ustariz e Manuela Manrrich, no pré-infantil, da técnica Débora Souza, fazem parte da equipe. As atletas viajaram na segunda-feira e na quarta iniciaram a participação na categoria infantil (veja Box com programação).

“As atletas estão bem preparadas. Tiveram algumas falhas no Campeonato Paranaense, que foram trabalhadas ao longo das últimas semanas e esperamos trazer um bom resultado para a equipe”, afirma a professora Vivian. No Paranaense, a equipe foi vice-campeã. “O Campeonato Brasileiro vai contar com 12 equipes na categoria, mas ainda assim vamos brigar por medalhas”, acrescenta. Entre as atletas que integram a equipe estão a campeã sul-americana pré-infantil 2012, Geane Costa e Silva, a vice-campeã sul-americana pré-infantil em 2013, Letícia Lusa, e a campeã sul-americana pré-infantil 2013, Michele Cardoso. Geane está no segundo e as demais estreando na categoria infantil, mas tem experiência de outras competições nacionais e internacionais.

treino equipe pre-infantil - foto Eliane C. Torres (3)No pré-infantil, a equipe é formada por ginastas de 9 e 10 anos de idade, que estão participando de sua primeira competição nacional. “Elas estão bem dentro da categoria e limitações da idade, mas melhorando gradualmente”, avalia a técnica Débora Souza. Segundo ela, apesar da pouca idade, as atletas tem noção de responsabilidade, disciplina e das exigências com relação as coreografias. “Nesta fase, o lúdico fica um pouco de lado para definir séries mais competitivas”, explica. No pré-infantil, as atletas competem em três aparelhos: mãos livres, corda e arco. No infantil, inclui um quarto aparelho, o de maças.

Nas duas últimas semanas as atletas intensificaram os treinamentos, com atividades pela manhã e tarde. Elas também contaram com o reforço e o acompanhamento da técnica búlgara, Nadya Aleksandrova. A técnica, com experiência internacional, que encerra a sua temporada de dois meses em Toledo nesta semana, auxiliou na limpeza das séries e também trabalhou com as ginastas o manejo de aparelhos entre outras questões para deixar as coreografias ainda mais bonitas.

“Foi uma orientação muito importante, que nos auxiliou na melhoria das séries”, afirma Geane Silva, 12 anos, a mais experiente do grupo que viajou para o Brasileiro Pré-Infantil e Infantil.treino equipe infantil - foto Eliane C. Torres (3)

O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo é uma parceira entre a Sadia, a prefeitura de Toledo e o Sesi, com o apoio da Itaipu Binacional e Unimed Costa Oeste.

 

Veja a seguir a programação da competição:

Programação

Terça-feira (26)
10h às 19h – Treinamento escalonado
19h30 – Abertura
20h15 – Congresso técnico

Quarta-feira (27)
9h às 12h – Treinamento escalonado
14h – Início de competição categoria Infantil (Individual por equipe)
20h10 às 20h30 – Competição categoria Infantil (Conjunto geral)

Quinta-feira (28)
8h às 12h – Treinamento de pódio categoria Pré-Infantil
14h – Início de competição categoria Infantil (Individual por equipe)
20h às 20h30 – Competição categoria Infantil (Conjunto geral)
20h30 – Premiação Individual, por equipe e conjunto geral

Sexta-feira (29)
9h às 11h45 – Final categoria Infantil (por aparelhos)
12h – Premiação Individual Infantil por aparelhos
14h30 – Início de competição categoria Pré-Infantil (Individual por equipe)
18h – Final Copa Brasil de Conjunto categoria Infantil
18h30 – Competição categoria Pré-Infantil
19h – Premiação Copa Brasil de Conjuntos Infantil

Sábado (30)
14h – Início de competição categoria Pré-Infantil
17h45 às 18h10 – Final Copa Brasil de Conjunto Pré-Infantil
18h30 – Premiação Individual por equipe e Conjunto geral pré-infantil

Domingo (31)
9h – Final da categoria pré-infantil
12h – Cerimônia de encerramento e premiação Individual por aparelhos

Sobre Eliane Cargnelutti Torres

Jorn. Eliane Cargnelutti Torres (DRT/PR 2537), assessora de imprensa da equipe de rendimento da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi, através da empresa Palavra Comunicação e Marketing 045-9826-5052 - elianetorres2@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Subir ao Topo