sexta-feira , 16 novembro 2018
news
Você está aqui: Capa » Notícias » Atletas de GR retornam aos treinamentos em Toledo

Atletas de GR retornam aos treinamentos em Toledo

A equipe de rendimento de ginástica rítmica da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi  iniciou nesta segunda-feira, 7, a retomada das suas atividades, depois de um período de férias iniciado em meados de dezembro. Na segunda-feira, 7, voltaram aos treinamentos as atletas das categorias adulto e juvenil e em fevereiro retomam as das categorias infantil e pré-infantil, além das ginastas que irão participar das disputas de conjunto. “Vocês tiveram um mês de férias. Agora estamos retomando os treinamentos e com força total”, convocou a técnica da seleção de GR da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi, Anita Klemann. “Se vocês errarem em quadra saibam que o treinamento não foi suficiente. Por isso é preciso treinar muito e levar a sério todas as orientações que são aqui repassadas”, destacou ela.

retorno às atividades 2013 - Fotos Eliane C. Torres (3)

No primeiro contato com as meninas depois das férias, a técnica iniciou o trabalho com orientações sobre as atividades que irá desenvolver ao longo do ano e motivou a equipe a continuar treinando seriamente para enfrentar os desafios que vem pela frente neste início do novo ciclo olímpico. “Teremos um ano de desafios, com a implantação das mudanças definidas pelo novo código de GR. As meninas já estão preparadas, iniciaram a montagem das séries e agora é retomar o preparo físico e iniciar os treinamentos”, acrescenta a técnica. Ela deverá iniciar uma preparação mais leve nos primeiros dias, até que as ginastas retomem ao seu ritmo habitual e em seguida iniciar os treinamentos mais pesados, visando a preparação para as primeiras disputas do ano. O calendário nacional ainda não está definido, mas a técnica quer viabilizar a participação das ginastas em competições internacionais, que começam em fevereiro.

“A retomada, depois de um período de férias,  é sempre difícil. Para mim será ainda pior, que sou um pouco mais lenta e venho da recuperação de uma cirurgia no ombro”. A avaliação é da ginasta Angélica Kvieczynski, que retomou aos treinos na segunda-feira, depois de uma cirurgia no ombro realizada em agosto do ano passado, que a deixou longe das quadras até o final de 2012. “Sei que será difícil, um período de muita dor, mas estou preparada e motivada para continuar competindo”, completou a atleta. “Além do preparo físico, importante para evitar lesões, temos ainda que recuperar o rítmo para conseguir completar as séries dentro do tempo programado”, acrescenta Morgana Gmach. “Nas férias até faço algumas caminhadas, mas nenhum exercício de flexibilidade. Aproveito as férias para descansar”, relata a ginasta. “O corpo precisa deste descanso, senão a gente não aguenta”.

“O ano de 2013 será um pouco mais fraco, mas é importante que a atleta entre o ano muito bem, iniciando a preparação para o novo ciclo olímpico. Vamos nos esforçar bastante para garantir isso”, acrescenta Simone Luiz, que por duas vezes foi convocada no ano passado para representar a seleção brasileira em competições internacionais. “As séries estão todas praticamente montadas e agora é treinar bastante”, reforçou. Uma das mais experientes do grupo, Jéssica Oliveira, vai se dividir durante o ano com os treinamentos e o curso de Direito. Ao contrário das demais ginastas, a atleta vai treinar meio período, dedicando o resto do tempo para os estudos e estágio. “Eu continuo treinando porque gosto muito da GR, mas não é o meu objetivo de vida”, disse ela, que já integrou a seleção brasileira de conjunto.

A caçula do grupo, Bruna Morais, que passou a integrar a seleção adulto no passado igualmente está motivada e focada nas Olimpíadas de 2016, quando terá 19 anos de idade. “Quero garantir uma vaga para as Olimpíadas e para isso não vou me desviar deste objetivo”. Na sua estreia na categoria adulto ela conseguiu duas medalhas de prata no Circuito Caixa (segunda e terceira etapas) e os títulos de campeã brasileira nas Olimpíadas Escolares e no Campeonato Sul-Americano. “Estou re iniciando o ano com todo o gás”, reforçou.

 

Ginasta da seleção retoma os treinamentos em Toledo

retorno às atividades 2013 - Fotos Eliane C. Torres (4) A ginasta Mayra Gmach, que integrou no ano passado a seleção brasileira de conjuntos, também retomou aos treinamentos em Toledo. A atleta aguarda uma nova convocação para retornar à equipe, mas enquanto isso treina em seu clube, a Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi. “Provavelmente em fevereiro a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica ) fará uma nova seletiva.Espero estar em forma para ser reconvocada”, disse a ginasta. A seleção treina para as Olimpíadas de 2016 e todo ano é feita nova convocação. “Ainda não sabemos como vai ser, se será mantida a equipe do ano passado ou se haverá renovação”, explica a ginasta. Para ela, o ano de 2012 foi de um amplo aprendizado, tanto para a vida pessoal como esportiva. “Tivemos que aprender a nos virar sozinhas. Viajamos bastante e também passamos por um estágio de treinamento na Rússia. São experiências que ninguém tira da gente, independente do rumo que iremos seguir”. Com 16 anos de idade, a atleta mudou de estado para integrar a seleção brasileira de conjunto, que treina em Aracaju. “Foi uma diferença muito grande, inclusive de cultura. A gente deixou de contar com o apoio da família, sempre por perto, para se virar sozinha. A gente tinha mais liberdade, mas também mais responsabilidade. Foi um aprendizado”. De volta ao clube ela retomou os treinos e como as demais colegas focada em um único objetivo: garantir vitórias ao longo do ano e trilhar o caminho que leva às Olimpíadas de 2016.

Sobre Eliane Cargnelutti Torres

Jorn. Eliane Cargnelutti Torres (DRT/PR 2537), assessora de imprensa da equipe de rendimento da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi, através da empresa Palavra Comunicação e Marketing 045-9826-5052 - elianetorres2@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Subir ao Topo