news
Você está aqui: Capa » Notícias » Atletas trocam treinos por estudos no CT de GR à noite
Atletas trocam treinos por estudos no CT de GR à noite

Atletas trocam treinos por estudos no CT de GR à noite

DSCF1542Nas segundas e quartas-feiras, as atividades das ginastas que fazem parte da equipe de rendimento da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi estendem-se até mais tarde no Centro de Treinamento de GR, no ginásio do Sesi, na Vila Operária. As atletas deixam as sapatilhas de lado e trocam o uniforme de treino para pegar lápis, borracha e cadernos e por em dia os estudos. O projeto é uma parceria com a Fundação Educacional de Toledo (Funet), onde estudam 14 atletas que fazem parte da equipe de rendimento, e visa proporcionar às alunas/ginastas um reforço nas suas atividades por conta das suas ausências em períodos que antecedem e durante as competições.

“Estamos tentando colocar em dia a vida escolar destas alunas /atletas. Elas são excelentes alunas e destacam-se na responsabilidade e disciplina, mas ainda assim precisam deste apoio, pois ao longo do ano têm muitas faltas em função de períodos de treinamentos intensivos, as vésperas de competições importantes, ou durante as viagens para competições”, explica a diretora da Funet, professora Teresinha Massolini. O projeto é desenvolvido há dois anos, mas neste foi transferido para o Centro de Treinamento, facilitando assim o acesso das ginastas. “Elas permanecem no local durante o dia e ficaria mais fácil deslocar o professor, em vez das alunas”, observou a diretora. Com isso, a sala de balé transforma-se em sala de aula, todas as segundas e quartas, das 19h às 21h.

Mesmo as competições do ano ainda não tendo iniciado, as aulas estão sendo realizadas, regularizando alguns conteúdos pendentes e antecipando outros. A escola atende um total de 14 atletas, do sexto ano ao ensino médio. O trabalho conjunto, acrescenta a diretora da escola, é importante por reproduzir as condições de uma sala de aula e também pelo trabalho desenvolvido pelos mesmos professores das aulas regulares. “É uma oportunidade para fixar conteúdos e também para sanar dúvidas”, acrescenta. Cada aluna acaba tendo um planejamento próprio em função das ausências alternadas, conforme cada competição.

A lei, informa a diretora, assegura a reposição de aulas aos alunos atletas. A escola há anos é parceira neste processo e facilita o atendimento com a flexibilização de horários e um replanejamento de provas e trabalhos. Mesmo faltando às aulas regulares, as estudantes repõem conteúdos e também fazem as avaliações previstas. “Muitas vezes, enquanto os demais alunos estão em férias, elas permanecem conosco, fazendo provas e trabalhos. Foi assim no ano passado, por conta da concentração das competições no final do ano. Ficamos com elas até próximo do Natal, para que elas pudessem concluir o ano letivo”, informa a diretora.

Apesar das faltas, por conta dos treinos e competições, e o compromisso diário de treinos, as alunas apresentam um rendimento excelente. “Elas são muito comprometidas e por conta disso a escola também assume a sua responsabilidade. Com certeza, este projeto garante um ganho muito positivo para estas alunas, para que no futuro elas não tenham dificuldades no seu desenvolvimento escolar”, diz a diretora. Para ela, a rotina de regras e compromissos das ginastas também se reflete na escola. “Elas sempre arrumam tempo, correm atrás e dão conta das atividades propostas”, elogia.

O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo é uma parceira entre a Sadia, a prefeitura de Toledo e o Sesi, com o apoio da Itaipu Binacional e Unimed Costa Oeste.DSCF1545

Sobre Eliane Cargnelutti Torres

Jorn. Eliane Cargnelutti Torres (DRT/PR 2537), assessora de imprensa da equipe de rendimento da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi, através da empresa Palavra Comunicação e Marketing 045-9826-5052 - elianetorres2@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Subir ao Topo