A equipe brasileira de ginástica rítmica foi a campeã na modalidade na Gymnasiade, de 27 de novembro a 4 de dezembro, em Brasília. As disputas de ginástica rítmica encerraram na terça-feira, 3, com as finais por aparelho e no conjunto. A equipe brasileira somou a melhor nota na soma das apresentações do individual e do conjunto, com 250,000 pontos. Três toledanas integraram a seleção brasileira, Giovana Oliveira, no individual, e Kaoanna Teixeira e Marine Vieira, no conjunto. As três fazem parte da equipe de rendimento da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi.
Giovana não se classificou para as finais por aparelho, mas teve um bom desempenho, auxiliando a equipe a somar os pontos necessários para conquistar o título de campeã geral para o Brasil. “A atleta foi muito bem e a série de fita foi muito linda”, elogiou a técnica da equipe individual Anna Danielyan. Segundo ela, a Gymnasiade foi uma oportunidade para mostrar ao mundo que o Brasil está no caminho certo para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. “Ouvimos comentários positivos dos especialistas da nossa modalidade, o que é importante para nós”, acrescentou ela.
No individual, Andressa Jardim, ficou com o bronze na fita, somando 15,100. Stephany Gonçalves ficou em sexto, com 14,400. Já no arco, Andressa foi a quarta, com 14,500, e Stephany a sexta, com 14,300. Na bola, Andressa foi a sexta, com 14,750, e Mayra Siñeriz a sétima, com 13,900. Nas maças, Andressa foi a quarta, com 15,000, e Mayra a quinta, com 14,500. Andressa também conquistou a medalha de bronze no individual geral, com 58,250.
O conjunto brasileiro foi medalha de prata em cinco arcos, somando 29,000 pontos. O ouro foi para a Rússia, com 31.550 pontos. A equipe era composta por três atletas da categoria adulto – Gabrielle Moraes, Isadora Magalhães e Gabriela Paixão – e três do juvenil – Kaoanna Teixeira e Marine Vieira (da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi) e Bárbara de Souza. Sob o comando da técnica Camile Ferenzin, a equipe treinou intensamente a partir de outubro, em Aracaju.
As três atletas da equipe da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi retornaram a Toledo na quarta-feira e seguem para um período de férias. As três retornam aos treinamentos em janeiro do próximo ano, juntamente com as demais integrantes da equipe, visando as competições de 2014.
O projeto de rendimento de GR em Toledo é uma parceria entre a Sadia, prefeitura de Toledo e Sesi, com o apoio da Unimed Costa Oeste.