sexta-feira , 15 dezembro 2017
news
Você está aqui: Capa » Notícias » Copa Oeste prepara atletas e mostra crescimento da GR na região
Copa Oeste prepara atletas e mostra crescimento da GR na região

Copa Oeste prepara atletas e mostra crescimento da GR na região

conjunto estreantes (2)Cerca de 130 atletas, representantes dos municípios de Cascavel, São Pedro do Iguaçu, Palotina e Marechal Candido Rondon, além da cidade sede, Toledo, participaram na última sexta-feira, 1º, da 4ª etapa da VIII Copa Oeste de Ginástica Rítmica. A competição reúne equipes da região e visa preparar as ginastas para competições de maior porte, além de estimular as ginastas a continuar se dedicando e crescendo na modalidade. Toledo participou da competição com as duas equipes: a Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi e a Associação Toledana de Ginástica Rítmica, com atletas estreantes.

No adulto, a Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi participou com o conjunto de cinco maças, classificando-se em primeiro lugar. O conjunto, campeã brasileiro deste ano, é o que vai representar o município nos Jogos Abertos do Paraná (JAPs), última competição de conjunto da modalidade. Em segundo ficou a equipe de Cascavel. As demais participações do município anfitrião reuniram atletas que estão saindo do nível II, intermediário entre iniciantes e a equipe principal, e que estão participando de competições pela primeira vez. Para elas, a competição serviu como treino para a Copa de Estreantes, no próximo final de semana, em Cascavel.

conjunto macas - adulto - foto Eliane C. Torres (2)A Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi participou com o conjunto estreantes pré-infantil mãos livres classificando-se em segundo lugar. Em primeiro ficou Cascavel e em segundo, a Associação Toledana de Ginástica. Manuella Mannrich, na categoria estreantes pré-infantil, ficou em terceiro lugar e Talita Paião, da Associação Toledana de GR,  no aparelho arco, ficou em primeiro.

“Fechamos mais uma etapa da Copa Oeste com chave de ouro. É a última etapa da Copa Oeste, mas as atletas têm ainda várias competições até o final do ano. O calendário de competições estende-se até o dia 15 de dezembro”, informou a coordenadora técnica da Federação Paranaense de Ginástica e coordenadora da competição, Adelina Magedanz Dalazem. Segundo ela, os resultados foram excelentes, pelo número de participantes, o nível técnico apresentado e a evolução das meninas da primeira para a última etapa. “A gente percebe que elas vêm muito bem preparadas, com uma expectativa muito grande de se apresentar no nosso ginásio, com esta estrutura e com um espaço específico para a Ginástica Rítmica e sabendo que aqui atletas e técnicas sempre têm um abraço acolhedor para recebê-las. São crianças vindas de outras cidades com muita garra, muita força e dedicação para finalizar bem o ano”, acrescentou.

Coordenador da equipe de rendimento e grande incentivador do desenvolvimento da Ginástica Rítmica em Toledo e na região, o empresário Pedrinho Furlan, manifestou a sua expectativa de ter no futuro medalhistas olímpicas entre as atletas da região. Ele acredita que o pólo da ginástica rítmica no Brasil deve permanecer no Oeste do Estado, e que, senão em 2016, em 2020, a região poderá ter entre as suas atletas medalhistas olímpicas. Para ele, o biótipo das atletas, uma mescla de várias etnias europeias, a dedicação das ginastas e a qualificação das técnicas devem contribuir para a formação de novas gerações de atletas, em condições de disputar medalhas olímpicas. Na Copa Oeste, observou ele, houve um crescimento muito grande nos últimos anos, com atletas do nível II equiparando-se ao nível I, fruto da dedicação das atletas e do empenho na qualificação das técnicas, inclusive com a vinda de treinadoras olímpicas, o que está resultando num crescimento muito grande na modalidade na região como um todo.

Sobre Eliane Cargnelutti Torres

Jorn. Eliane Cargnelutti Torres (DRT/PR 2537), assessora de imprensa da equipe de rendimento da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi, através da empresa Palavra Comunicação e Marketing 045-9826-5052 - elianetorres2@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Subir ao Topo