segunda-feira , 16 setembro 2019
news
Você está aqui: Capa » Notícias » Ginástica Acrobática de Toledo é campeã do Torneio Nacional
Ginástica Acrobática de Toledo é campeã do Torneio Nacional

Ginástica Acrobática de Toledo é campeã do Torneio Nacional

equipe acrobatica - torneio nacional  (4)A equipe de ginástica acrobática de Toledo conquistou excelentes resultados no Torneio Nacional de Ginástica Acrobática, realizado de 5 a 8 de setembro, em São Bernardo do Campo, São Paulo. A equipe conquistou o título geral de campeã brasileira níveis I e II , conquistando o Troféu Massificação da modalidade, em sua primeira disputa nacional. A equipe competiu na categoria iniciantes, conquistando a medalha de ouro com Júlia Cardoso e Sabrina Priva, prata com Natália Palma e Yasmim França, e bronze com Kyara Weber e Rafaela Moreti. Ao todo, 16 atletas integraram a equipe de Ginástica Acrobática de Toledo.

Na segunda-feira à noite, pais, atletas e demais apoiadores da modalidade participaram de uma carreata pelas principais ruas da cidade, encerrando no Parque Ecológico Diva Paim Barth, para comemorar as conquistas. “Foi nossa primeira participação nacional e com um excelente resultado. É mais uma opção de esporte para as nossas crianças e jovens, num projeto tão bonito como é este da Ginástica em Toledo”, comentou Sérgio Cerem, presidente da Associação Toledana de GR. A entidade, juntamente com um grupo de pais de atletas está envolvida na manutenção do projeto em Toledo, que atualmente busca novos apoiadores.

“Foi uma participação superpositiva. Nossas meninas conseguiram se superar, por que nos treinos já fica evidente que elas têm que se superar. A participação delas encantou os árbitros, a organização e a torcida geral e dos demais clubes”, comentou o técnico Reinaldo Rahyn Bento. Ele ressaltou também que para vencer as atletas precisaram superar o medo de ficar longe dos pais, vencer seus próprios medos, cada um ao seu jeito, a sua maneira. Ele frisou ainda a oportunidade que elas tiveram de ver outros atletas da seleção competindo e se apaixonaram ainda mais pelo esporte. “Foram momentos que certamente farão a diferença em suas vidas. Em pouco mais de um ano conseguimos inserir uma modalidade nova, cheia de desafios, que possibilitou as nossas meninas brilharem no Torneio Nacional. A equipe era a única com atletas tão jovens e mesmo assim, com todo o nervosismo e ansiedade de uma estreia, elas brilharam e conseguiram mostrar o seu melhor. São crianças que através do esporte podem construir uma vida diferente, com grandes possibilidades, tornando-se cidadãs do bem e para o bem”, observou.equipe acrobatica - torneio nacional  (3)

Conforme o técnico, o esporte deve agir agregando valores e ver a felicidade delas com a conquista de amigas no pódio foi lindo. “Todas se apoiaram e ajudaram, cresceram como atletas e como equipe”, frisou, acrescentando que a conquista do título de campeã brasileira por equipe vai além do troféu. “É o resultado do esforço de cada uma, da entrega e determinação de todas e do acreditar e o apoiar dos pais, que é essencial, assim como a colaboração da Associação Toledana de GRD  e da Secretaria Municipal da Educação, que implantou e mantém o programa de Lei de incentivo a Educação, a Arte e ao Esporte, através da qual as crianças participam da modalidade.

Pais de apoio

As mães Daniele Cardoso e Rafaela Hellmann, que acompanharam as atletas na competição, voltaram encantadas, tanto pelos resultados das filhas e demais colegas da equipe, como pelo que puderam vivenciar durante o período em que estiveram em São Bernardo do Campo. Mais do que mães, elas auxiliaram em todos os detalhes, desde o cuidado com o cabelo e maquiagem das meninas, o auxílio para uma tarefa ou outra, como também o apoio nos momentos de maior ansiedade das meninas. “A gente foi mãe, psicóloga, cabeleireira, maquiadora, de tudo um pouco”, brinca Daniele.

As duas também puderam conversar com mães de atletas de outras equipes e vivenciar realidades bem mais difíceis, se comparadas as de Toledo, para a prática do esporte. Segundo elas, muitas das equipes que estavam lá não contam com patrocínio e os pais, além de custear despesas com roupas de competição e treinamento, viagens entre outros, também precisam pagar para pelos treinos. “A gente tem muito aqui, uma estrutura para treinamentos, profissionais, apoio para as despesas de deslocamento e competições, coisa que outros municípios não oferecem”, ressaltou.

equipe acrobatica - torneio nacional  (1)Para as meninas, acrescentou Rafaela, a experiência também foi muito interessante. Elas tiveram a oportunidade de ver de perto ídolos do esporte, nos quais poderão se espelhar para almejar um futuro no esporte, além de convívio social, conhecendo uma cidade grande e sua estrutura. Muitas das meninas que estiveram em São Bernardo do Campo nunca tinham viajado tão longe ou conhecido uma cidade deste porte. “A gente teve o cuidado de participar da competição, mas também de oferecer alguma oportunidade de lazer e de conhecer um pouco a cidade. Elas ficaram encantadas com o passeio no shopping”, lembra.

 

O projeto de Ginástica Rítmica tem 29 anos de atuação em Toledo e conta com as parceiras do Sesi e prefeitura de Toledo e  com o patrocínio de O Boticário, Sanepar e Itaipu Binacional, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.    carreata acrobatica - fotos Eliane C. Torres (10) carreata acrobatica - fotos Eliane C. Torres (8) carreata acrobatica - fotos Eliane C. Torres (6) carreata acrobatica - fotos Eliane C. Torres (7) carreata acrobatica - fotos Eliane C. Torres (4) carreata acrobatica - fotos Eliane C. Torres (3) carreata acrobatica - fotos Eliane C. Torres (5) carreata acrobatica - fotos Eliane C. Torres (11) carreata acrobatica - fotos Eliane C. Torres (12) carreata acrobatica - fotos Eliane C. Torres (13) carreata acrobatica - fotos Eliane C. Torres (15) carreata acrobatica - fotos Eliane C. Torres (14) carreata acrobatica - fotos Eliane C. Torres (1)

 

Sobre Eliane Cargnelutti Torres

Jorn. Eliane Cargnelutti Torres (DRT/PR 2537), assessora de imprensa da equipe de rendimento da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi, através da empresa Palavra Comunicação e Marketing 045-9826-5052 - elianetorres2@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Subir ao Topo